terça-feira, 17 de julho de 2012

Internação, Anestesia e a Reação Alérgica

Finalmente, o dia da internação chegou. No dia 02/07 internei para o aguardado dia 3 - dia da cirurgia!
Por incrível que pareça, apesar de ter engordado 2 kg devido a ansiedade e o tanto de besteiras que eu comia para tentar dribla-la eu internei tranquila e fiquei pasma pois na noite que anteceu a cirurgia dormi muito bem, a noite toda, acordando apenas com a enfermeira me chamando para tomar banho e me preparar para ir para o centro cirúrgico. Meu plano é enfermaria, o que não me dava direito a acompanhante por ser maior de idade. O jeito seria enfrentar tudo de frente e sem companhia. Mas minha família estava me apoiando e se dependesse deles eles ficariam na recepção dia e noite e claro, Deus estava lá comigo o tempo todo.

A hora chegou. Tomei o banho com aquele líquido antibacteriano que eles nos dão. Enquanto o chuveiro esquentava eu fiquei me olhando no espelho, de frente, de perfil, e imaginando o quanto minhas costas e cintura (já que um lado da cintura era "quadrado" devido a curva" iriam mudar depois da cirurgia. Entrei no chuveiro e mil pensamentos passavam pela minha cabeça, eu pensava "quando será que tomarei banho normalmente assim novamente, sem dor e tranquila?", "será que a água ao cair na cicatriz dá uma sensação boa ou ruim?" e assim eu terminei o meu banho, coloquei aquele avental amarrado atrás e fiquei esperando a anestesista.

Uma senhora simpática aparentando uns 50 anos entrou e se apresentou como anestesista. Me disse que já estava ciente de minhas alergias (já que eu levei 10 cópias de uma recomendação médica do meu alergista à equipe que ficaria responsável por mim explicando meu caso e citando todos os medicamento que haviam constado alergia em exames). Ela me trouxe um comprimido azul e disse que eu ficaria com sono e dormiria logo. Mandei sms para meu pai, irmã e meu noivo tranquilizando a todos e dizendo que iria para o centro cirúrgico. A maca chegou, me deitei, vi quando saímos do elevador e chegamos à porta do centro cirúrgico. De repente não vi mais nada. Dormi.

Acordei me debatendo muuito, com muito frio ao ponto de sacudir toda a cama. Eu ouvia vozes das enfermeiras ao redor de mim dizendo "ela não operou" "alergia" "vancomicina". Pedi pelo amor de Deus mais cobertodas pois ia morrer de frio, sentia o peso de pelo menos 3 cobertores sendo colocados em cima de mim. Abri os olhos. Me sentia com frio, mas normal, tentei levantar e a enfermeira me disse "você não operou. "O QUE? COMO ASSIM?" ela me respondeu "você teve uma alergia muito forte a um analgésico ministrado junto à anestesia. Cancelaram sua cirurgia. Você vai para o quarto agora.

Apaguei. Acordei com meu pai ao lado de minha cama, passando a mão nos meus cabelos e com um sorriso nos lábios. Ele estava lá na recepção o tempo todo, avisaram ele apenas 4 horas depois disso tudo dizendo que eu já estava no quarto, então ele imaginava que eu tinha operado e não precisaria ficar na UTI. Olhei para ele e disse "Não operei" ele ficou pasmo e não queria acreditar no que eu estava dizendo. Meu médico entrou no quarto, nos mostrou a foto que ele tirou de mim com a reação alérgica e me explicou que já estava tudo pronto para começar, ja tinham lavado minhas costas, quando começou a reação. Aquilo que vi na foto foi assustador. Muita vermelhidão, manchas vermelhas enormes. Ele me explicou que por eu estar entubada e sedada, não foi difícil controlar a situação. Numa situação diferente poderiam ter acontecido coisas terríveis como edema de glote, e outras coisas que prefiro nem pensar.

Virei uma mini celebridade entre os enfermeiros "A menina da alergia" e meu médico me disse que iria se reunir com uma infectologista para debater meu caso e que ela iria passar por lá para falar comigo. Realmente ela foi lá e me tranquilizou dizendo que Vancomicina costuma realmente dar reações mas já que não havia nada em meu histórico a usaram, mas que dessa vez iriam usar uma outra droga completamente diferente e que não tinha histórico de alergia. Bom, fiquei imaginando se eu iria ou não inaugurar esse histórico. Resolveram que eu iria ficar no hospital mais 3 dias, até sexta-feira dia 06 quando finalmente eu iria operar. E lá fomos nós.

Um comentário:

  1. Oi Aline, gostaria que entrasse em contato comigo para falarmos mais sobre escoliose.. Pois eu tenho e morro de medo de operar, quero saber mais sobre a cirutgia interagir mais com alguém que passou pelo mesmo que eu.. Obrigada, se puder meu email é thamer.batista@hotmail.com

    ResponderExcluir