domingo, 4 de março de 2012

O Início

Bom, este é o primeiro post que faço no blog, portanto vou contar um pouco mais sobre a minha história, sobre como descobri que tinha a escoliose, enfim, como tudo começou.

Hoje eu tenho 23 anos.
Quando eu era criança, sempre tive uma péssima postura para escrever. Ficava com os olhos grudados no que eu estava fazendo, debruçada sobre o caderno, uma postura completamente inadequada. Com o ínicio da adolescência meus pais e irmãos notaram que eu estava "torta" mas todos ficavam tentando corrigir a minha postura, todos, inclusive eu, nunca imaginaríamos que o problema seria outro. Um dia, quando eu tinha 13 anos minha mãe observou que minhas costas possuia algo "sobressaliente" e queria me levar ao médico, mas eu sempre dava desculpas e dizia que não tinha nada errado para ela querer que eu fosse ao médico. No mesmo ano, minha mãe faleceu. Foi um choque para todos, pois ela teve um infarto de repente, meus irmãos já estavam todos casados, então agora seria apenas meu pai e eu.
Passei por essa terrível fase, amadureci bastante cedo.
Na escola, quando eu tinha 15 anos uma menina da minha sala, durante uma pequena discussão me disse algo como "pelo menos eu não tenho as costas tortas, como você". Aquilo me deixou extremamente magoada, a partir daí comecei a pesquisar na internet sobre doenças na coluna e descobri o que era a escoliose. Aos 16 anos conheci meu noivo, na época meu namorado...eu fui procurar um ortopedista e ele me apoiou muito, pois eu me queixava de dores nas costas. Depois de um Raio X percebi o quão séria era a situação, porém, acredito que por má sorte ou ironia do destino, acabei passando com um péssimo ortopedista. Tudo o que ele fez foi ficar olhando para meu raio-x, me disse que meu caso já era cirúrgico, não me informou quantos graus de escoliose eu tinha e muito menos o que fazer. Apenas me disse para que eu passasse com um outro ortopedista da clínica, para que ele pudesse dar também sua opinião. Saí de lá com uma guia para RPG e um imenso desânimo.
Quando mostrei o raio-x para o meu pai, me lembro que mesmo disfarçando ele chegou a chorar. Disse para que eu me empenhasse nas seções de RPG, pois a cirurgia seria séria e era melhor evitar isso.
Um sério agravante para o meu pai e eu pensarmos assim sobre o tema "cirurgia" é o fato de eu ser extremamente alérgica a medicamentos. Citarei mais detalhes em um post dedicado a esse tema.
Fiz as seções de RPG. No começo, bem no começo, senti certa melhora, mas depois o tempo ia passando e eu não sentia nem piora nem melhora, desanimei mais uma vez e deixei o assunto escoliose guardado em alguma gaveta do meu destino.
Comecei a faculdade, iniciei e terminei um tratamento dentário, onde coloquei aparelho ortodôntico, enfim, estava sempre querendo me cuidar e sentia que mais cedo ou mais tarde teria que me empenhar em saber mais sobre a minha escoliose e um possível tratamento.

Uma vez, pesquisando na internet, encontrei o blog da Juliana, que conta sobre a escoliose, cirurgia e pós operatório dela, também encontrei vários outros blogs de meninas que já operaram e esse, entre muitos outros, foi um dos principais motivos de eu ter procurado mais uma vez um ortopedista.
Eu estava esperando a carência do meu convênio terminar, pois eu havia migrado para um plano um pouquinho melhor e quando a carência acabou e eu sabia que não havia mais impecilhos, marquei uma consulta com um excelente médico no hospital Abreu Sodré (AACD) pois eu sabia que dessa vez precisava de um médico especialista e não um ortopedista qualquer. Precisava me sentir segura.
No dia da consulta, eu expliquei a ele como descobri que tinha escoliose, como foram minhas consultas anteriores com outros médicos e dei outras informações que ele pediu. Depois de me examinar, olhar bem minhas costas e solicitar um Raio-x completo ele logo me disse que apenas por olhar já dava para perceber que eu tenho uma escoliose com mais de 40º e confirmou que muito provavelmente o caso seria cirurgico realmente, mas só poderia dizer mais após olhar o raio-x. Meu noivo estava comigo e fez várias perguntas a ele, como seria a recuperação, pós operátório, limitações após a cirurgia e no final eu e ele nos sentimos bem seguros. Fiz o Raio-X e daqui a 12 dias voltarei para que o médico veja os resultados.

Confesso que estou muito ansiosa e com uma pitadinha de medo também. Chorei um pouquinho após a consulta, mais pelo fato de saber que estou no caminho certo do que de assustada, mas agora basta esperar e deixar que as coisas aconteçam como devem acontecer.

Eu criei esse blog para que eu possa dividir a minha experiência com outras pessoas que buscam informações sobre escoliose na internet e para que outras pessoas com esse mesmo problema possam interagir comigo e umas com as outras.

Em breve, voltarei com mais informações sobre o meu tratamento.

3 comentários:

  1. Oi Aline, sua historia é parecida com a minha mesmo, eu descobri minha escoliose aos 13 anos,e hj tenho 27, ja fazem 15 anos que estou nessaluta, como vc meus medicos tbm nao meajudaram mto,acho que descobrimos a AACD pela mesma pessoa a Juliana,ela operou com meu medico,o DR ALEXANDER, graças a Deus eleentrou em minha vida e depois de tantos medicos me empurrarem com a barriga e sempre falarem que nao sabiam o que eu tenho, encontrei o DR ALEX, que foi um presente de DEUS realmente. Meu marido tbm me apoia mto e semana que vem irei operar, estou com mto medo tbm ,nao tiro sua razao, mas aprendi uma coisa nesse longo tempo de procura, as coisas acontecem qdo realmente devem acontecer, tudo ao tempo e modo de Deus, tenha fé que vai dar tudo certo, estou torcendo por voce.
    um bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janaína, também tenho o mesmo pensamento, as coisas acontecem no tempo de Deus, que é quando têm que acontecer.
      Devido à faculdade, vou operar em Julho, pois estarei de férias e dessa forma não vou precisar faltar tanto, mas os exames já estou adiantando tudo.

      Que dia você vai operar? vou torcer e MUITO por você, vai dar tudo certo para nós, graças a Deus Escoliose tem solução, quando a gente anda pelos corredores da AACD a gente vê tanta esperança que acabamos por entender que onde há fé há solução, sim.
      Boa sorte, não deixe de postar no seu Blog notícias sobre sua cirurgia.
      Bjosss

      Excluir
  2. Olá Aline! Me vi lendo o seu post, também tenho escoliose e na adolescência também não tive a sorte de ter bons médicos. Fiz RPG, usei colete, natação e fisioterapia. Hoje tenho 23 anos, estou com 47 graus, vou ter que operar. Fiquei sabendo a menos de duas semanas que não tenho outra opção, se não fazer a cirurgia. A minha cirurgia vai ser no começo de Setembro, e a ansiedade está a mil, não vejo a hora. Gostei muito da sua história, como disse, na internet encontramos pessoas e histórias como a sua que nos dão força e coragem. Parabéns pela iniciativa!!! Fico muito Feliz em saber que a cirurgia foi ótima e hoje você esta bem! Bjo Grande, Vanessa

    ResponderExcluir