segunda-feira, 26 de março de 2012

Os Exames - Pré Operatório

O dia da consulta chegou e com ele um pouquinho do susto que foi olhar meu Raio-X.
Com a coluna em S, são 67º em uma curva e 50º em outra. Conversei muito com o meu médico, ele me explicou muitas coisas sobre a cirurgia, me disse que minha escoliose é sim bastante evoluída, mas menos mal que, segundo ele, minha coluna também apresenta certa flexibilidade. Dúvidas esclarecidas e decisão tomada, hora de dizer claramente ao doutor: vamos lá, vou operar sim.
Como citei anteriormente, devido à faculdade, vou esperar as férias de Julho para operar e, apesar da ansiedade para que chegue logo julho, já estou fazendo os exames pré operatórios, que não sou poucos, mas está tudo indo bem até então.
Fiz 5 exames de sangue, não para a cirurgia, mas para o meu alergista. Descobri que estou ainda mais alérgica, alergia até mesmo de leite de vaca, trigo e clara de ovo, mas como tenho essas alergias atípicas desde criança, nenhuma novidade até então. O meu alergista me tranquilizou referente aos medicamentos que serão administrados antes, durante e após a cirurgia. Levei para ele uma relação que o ortopedista fez e o alergista me disse que esses remédios não me trarão problemas, a não ser a morfina, que vou precisar fazer um pequeno teste no hospital mesmo, para ver como será.

Os exames que o meu médico ortopedista me passou estou fazendo aos poucos. Os raio-x já foram todos, faltam ainda a ressonância magnética, pulmão e eletrocardiograma, que até o dia 19 de Abril, data do eletro, estarão todos prontos. Os exames de sangue vou fazer apenas próximo à data da cirurgia, pois meu médico preferiu não me dar a guia ainda, até lá ainda serão algumas consultas com ele.

Não posso deixar de citar a frase que mais venho escutado durante o período que decidi por fazer a cirurgia: - VAI DAR TUDO CERTO! ouço isso da minha família, dos meus amigos, de pessoas que conheci através desse blog, outros blogs, redes sociais. Pessoas que já operaram, vão operar, enfim, muito obrigada a todos pelas palavras, esse é o meu mantra - vai dar tudo certo, sim! =)

sábado, 17 de março de 2012

Escoliose - O que é, Como Diagnosticar e Tratamentos

     A coluna vertebral possui 3 tipos de curvas: a lordose, a cifose e a ESCOLIOSE . A lordose é presente na coluna cervical e na coluna lombar e a cifose é presente na coluna torácica.Apenas em casos em que a lordose e a cifose aparecem em grau aumentado é que são consideradas anormais e devem ser investigadas.

ESCOLIOSE:

         Há vários tipos de escoliose, sendo a mais freqüentPaciente com escolisee a do adolescente, sobre a  qual se refere este texto.
       A escoliose é uma curva SEMPRE anormal na coluna vertebral. Esse tipo de curva aparece no plano coronal, isso é, aparece quando olhamos a pessoa ou “de frente” ou “de costas”, diferentemente da lordose e cifose, que são vistas quando olhamos a pessoa “de lado”.
       A escoliose é muito mais freqüente em meninas do que em meninos (cerca de 6 vezes). Ela não possui origem conhecida, mas sabe-se que é devida a uma malformação nas cartilagens de crescimento das vértebras. É por esse motivo que o diagnóstico é realizado geralmente na adolescência, quando ocorre o período de maior crescimento.               


Radiografia
         O diagnóstico de escoliose é feito pelo exame clínico e pela radiografia (raio-x). A curvatura na radiografia deve apresentar pelo menos 10 graus para o diagnóstico de escoliose ser confirmado. Essa medida é feita pelo médico com o uso de uma régua chamada de goniômetro. Muitas vezes, o diagnóstico de escoliose é realizado quando o paciente realiza um raio-x de tórax ou de abdome solicitado por um médico que não ortopedista e é vista a deformidade. Para a medida correta da curva, é necessária uma radiografia panorâmica da coluna vertebral.




       O tratamento da escoliose do adolescente depende da idade do paciente, do grau de maturação óssea (vista na radiografia), do tempo decorrido da primeira menstruação nas meninas e no grau e tipo de curva vista na radiografia.
Geralmente os pacientes com curvas entre 10 e 20 graus são observadas. O tratamento inclui atividade física e fortalecimento muscular. A fisioterapia pode ajudar com exercícios e alongamento e com a melhora da postura. É importante o seguimento médico para o acompanhamento da evolução da curva, isso é, para ver se há piora da escoliose
         
Os pacientes adolescentes com curvas entre 20 e 40 graus podem ser tratados com colete, dependendo da idade, maturação óssea e tempo decorrido da primeira menstruação (no caso das meninas). Os coletes utilizados são o de Boston (que vai da cintura até as axilas) ou o de Milwalkee (que vai da cintura até o queixo), dependendo do tipo e da altura da curva. O colete é utilizado até o fim do crescimeto ósseo, que geralmente ocorre entre 16 a 18 anos nos meninos e cerca de 3 anos após a primeira menstruação nas meninas.

    Colete de Boston
Colete de Milwalkee
               

Os pacientes com curvas acima de 40 graus devem ser avaliadas quanto à possibilidade de necessitarem de cirurgia. Isso também vai depender da idade e outros fatores já citados.

Escoliose-Tratamento cirúrgico
   Cirurgia: a cirurgia para correção da escoliose possui 2 objetivos: 1- a correção da curva, com melhora do padrão estético e também a interrupção da piora da escoliose. Com a cirurgia, as vértebras são fixadas em uma posição desejada, ocorrendo uma fusão entre elas. Isso promove uma correção da curva e uma grande melhora estética, gerando grande satisfação para o paciente. Outro resultado da cirurgia é a interrupção da piora da escoliose. Após a fusão das vértebras operadas, ocorre um estacionamento da curva na mesma posição em que foi deixada após a cirurgia.
A recuperação após a cirurgia não é complexa. O paciente fica em pé e caminha no segundo dia após a cirurgia, geralmente recebendo alta do hospital em menos de 7 dias. O uso do colete após o procedimento é de escolha do médico, podendo ser utilizado dependendo do caso ou do resultado da cirurgia.

Como qualquer cirurgia, a correção da escoliose também pode apresentar riscos e complicações. Entre as complicações mais freqüentes encontram-se a infecção e a dor pós-operatória, que geralmente não é grande, sendo geralmente resolvida com medicações.
               
Para maiores esclarecimentos, procure sempre um médico ortopedista especialista.
* Fonte: http://www.tratamentodecoluna.com.br/website/index.php/o-que-e-a-escoliose

domingo, 4 de março de 2012

O Início

Bom, este é o primeiro post que faço no blog, portanto vou contar um pouco mais sobre a minha história, sobre como descobri que tinha a escoliose, enfim, como tudo começou.

Hoje eu tenho 23 anos.
Quando eu era criança, sempre tive uma péssima postura para escrever. Ficava com os olhos grudados no que eu estava fazendo, debruçada sobre o caderno, uma postura completamente inadequada. Com o ínicio da adolescência meus pais e irmãos notaram que eu estava "torta" mas todos ficavam tentando corrigir a minha postura, todos, inclusive eu, nunca imaginaríamos que o problema seria outro. Um dia, quando eu tinha 13 anos minha mãe observou que minhas costas possuia algo "sobressaliente" e queria me levar ao médico, mas eu sempre dava desculpas e dizia que não tinha nada errado para ela querer que eu fosse ao médico. No mesmo ano, minha mãe faleceu. Foi um choque para todos, pois ela teve um infarto de repente, meus irmãos já estavam todos casados, então agora seria apenas meu pai e eu.
Passei por essa terrível fase, amadureci bastante cedo.
Na escola, quando eu tinha 15 anos uma menina da minha sala, durante uma pequena discussão me disse algo como "pelo menos eu não tenho as costas tortas, como você". Aquilo me deixou extremamente magoada, a partir daí comecei a pesquisar na internet sobre doenças na coluna e descobri o que era a escoliose. Aos 16 anos conheci meu noivo, na época meu namorado...eu fui procurar um ortopedista e ele me apoiou muito, pois eu me queixava de dores nas costas. Depois de um Raio X percebi o quão séria era a situação, porém, acredito que por má sorte ou ironia do destino, acabei passando com um péssimo ortopedista. Tudo o que ele fez foi ficar olhando para meu raio-x, me disse que meu caso já era cirúrgico, não me informou quantos graus de escoliose eu tinha e muito menos o que fazer. Apenas me disse para que eu passasse com um outro ortopedista da clínica, para que ele pudesse dar também sua opinião. Saí de lá com uma guia para RPG e um imenso desânimo.
Quando mostrei o raio-x para o meu pai, me lembro que mesmo disfarçando ele chegou a chorar. Disse para que eu me empenhasse nas seções de RPG, pois a cirurgia seria séria e era melhor evitar isso.
Um sério agravante para o meu pai e eu pensarmos assim sobre o tema "cirurgia" é o fato de eu ser extremamente alérgica a medicamentos. Citarei mais detalhes em um post dedicado a esse tema.
Fiz as seções de RPG. No começo, bem no começo, senti certa melhora, mas depois o tempo ia passando e eu não sentia nem piora nem melhora, desanimei mais uma vez e deixei o assunto escoliose guardado em alguma gaveta do meu destino.
Comecei a faculdade, iniciei e terminei um tratamento dentário, onde coloquei aparelho ortodôntico, enfim, estava sempre querendo me cuidar e sentia que mais cedo ou mais tarde teria que me empenhar em saber mais sobre a minha escoliose e um possível tratamento.

Uma vez, pesquisando na internet, encontrei o blog da Juliana, que conta sobre a escoliose, cirurgia e pós operatório dela, também encontrei vários outros blogs de meninas que já operaram e esse, entre muitos outros, foi um dos principais motivos de eu ter procurado mais uma vez um ortopedista.
Eu estava esperando a carência do meu convênio terminar, pois eu havia migrado para um plano um pouquinho melhor e quando a carência acabou e eu sabia que não havia mais impecilhos, marquei uma consulta com um excelente médico no hospital Abreu Sodré (AACD) pois eu sabia que dessa vez precisava de um médico especialista e não um ortopedista qualquer. Precisava me sentir segura.
No dia da consulta, eu expliquei a ele como descobri que tinha escoliose, como foram minhas consultas anteriores com outros médicos e dei outras informações que ele pediu. Depois de me examinar, olhar bem minhas costas e solicitar um Raio-x completo ele logo me disse que apenas por olhar já dava para perceber que eu tenho uma escoliose com mais de 40º e confirmou que muito provavelmente o caso seria cirurgico realmente, mas só poderia dizer mais após olhar o raio-x. Meu noivo estava comigo e fez várias perguntas a ele, como seria a recuperação, pós operátório, limitações após a cirurgia e no final eu e ele nos sentimos bem seguros. Fiz o Raio-X e daqui a 12 dias voltarei para que o médico veja os resultados.

Confesso que estou muito ansiosa e com uma pitadinha de medo também. Chorei um pouquinho após a consulta, mais pelo fato de saber que estou no caminho certo do que de assustada, mas agora basta esperar e deixar que as coisas aconteçam como devem acontecer.

Eu criei esse blog para que eu possa dividir a minha experiência com outras pessoas que buscam informações sobre escoliose na internet e para que outras pessoas com esse mesmo problema possam interagir comigo e umas com as outras.

Em breve, voltarei com mais informações sobre o meu tratamento.